quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O que fazer e o que não fazer quando alguém tem um ataque de epilepsia?

Quem nunca já viu ou conhece alguém que se deparou numa situação dessas: Ver alguém tendo uma crise de epilepsia e não saber como agir. Pesquisamos essa informação e resolvemos publicar aqui no nosso blog. É um serviço de utilidade pública:

Mantenha-se calmo e procure acalmar os demais. Ponha algo macio sob a cabeça do paciente. Remova da área objetos perigosos com os quais a pessoa eventualmente possa se ferir. Caso o paciente esteja usando gravata, afrouxe-a. Faça o mesmo com o colarinho da camisa. Deixe seu pescoço livre de qualque coisa que o incomode. Mexa a cabeça dele para o lado para que a saliva flua e não dificulte a respiração. Fique a seu lado até que sua respiração volte ao normal e ele se levante. Leve-o para casa, caso ele não esteja seguro de onde se encontra. Algumas pessoas ficam confusas após terem sofrido um ataque. Se você tem certeza de que a pessoa sofre de epilepsia e que o ataque não vai durar mais do que poucos minutos, é desnecessário chamar uma ambulância. Caso, porém, o ataque se prolongue indefinidamente, seja seguido por outros, ou a pessoa não volte a si, peça ajuda. Se a pessoa for diabética, estiver grávida, machucar-se ou estiver doente durante o ataque, chame uma ambulância. Não introduza nada em sua boca. Não prenda sua língua com colher ou outro objeto semelhante (não existe perigo algum do paciente engolir a língua). Não tente fazê-lo voltar a si lançando-lhe água ou obrigando-o a tomá-la. Não o agarre na tentativa de mantê-lo quieto.


Veja essa e outras informações no site:
http://www.epilepsia.org.br/epi2002/show_tema.asp?tema=18

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Como Postar Comentários no Blog da Escola

Caros alunos:

Não receberemos comentários anônimos ( sem o nome de quem escreveu o comentário) e com erros de ortografia. Por isso alguns comentários serão filtrados pela equipe responsável por este Blog.

Se quiserem colaborar com o blog, escreva as matérias e enviem para o email:
domquintino2002@yahoo.com.br

Atenciosamente

Equipe do Blog