É rotina, quando por ocasiao de encontro de pais, ou quando estes são convocados a comparecer para solução de algum problema referente aos seus filhos, ouvirmos certas frases como:"Diretora,não sei mais o que fazer com meu filho"..Como também é estarrecedor ouvir de alguns pais a seguinta frase :"A escola pode fazer o que quiser, inclusive chamar a polícia ou o Conselho Tutelar, porque eu já lavei as minhas mãos."
Esta transferência de responsabilidades vem sendo contínua e preocupante.Mesmo sabendo que é obrigação da família os primeiros ensinamentos, como retrata o artigo 222 da Constituição Federal : É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação (... ).
Neste sentido a EEF Dom Quintino vem desenvolvendo encontros pedagógicos com pais, alunos e professores, no sentido de buscar possíveis soluções,tanto para a melhoria da aprendizagem como para a formação humana destes adolescentes.Os encontros estão sendo desenvolvidos no turno noturno,tendo em vista atender a um número maior de pais.
A Escola acredita que somente com a efetivação da parceria com a família,poderá cumprir a sua verdadeira função social.
Alguns pais ainda resistem a serem co-responsáveis pela formação acadêmica dos seus filhos. E às vezes por não assumirem a sua negligencia culpam somente a escola pelo fracasso dos alunos.
É própósito nosso, trazer para dentro da escola, momento de debates, estudos, tendo como parceiros os diversos órgãos públicos ligados a infãncia e juventude. Lembrando que a Escola Dom Quintino ultrapassa os seus muros quando abre as suas portas para a inclusão.Inclusão esta de adolescentes com baixo desempenho,com distorção idade -série, aqueles que são encaminhados para cumprirem medidas sócio-educativas(adolescentes acompanhados pelo CREAS e Vara da infancia e juventude, crianças e adolescentes que são acolhidos pela Casa de Acolhimento,Crianças e adolescentes com necessidades especiais,etc.Vale ressaltar que também abrimos nos finais de semana para uso da comunidade do seu entorno. É concretizando a escola como espaço de democratização de saberes, polo cultural ou seja instrumento de mudanças para a construção de uma sociedade mais justa,democrática e de paz. É conscientizando os pais, através de momentos de estudos,seminários,reuniões,conselhos de classes de que eles precisam ser, Tempo,Presença e Exemplo na educação dos seus filhos.