quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Família :tempo,presença e exemplo na Escola-Por Maria Otilia




 Nestes últimos anos temos vivenciado em nossas escolas, a inversão de valores , de competências e responsabilidades por parte da maioria das famílias.
É rotina, quando por ocasiao de encontro de pais, ou quando estes são convocados a comparecer para solução de algum problema referente aos seus filhos, ouvirmos certas frases como:"Diretora,não sei mais o  que fazer com meu filho"..Como também é estarrecedor ouvir de alguns pais a seguinta frase :"A escola pode fazer o que quiser, inclusive chamar a polícia ou o Conselho Tutelar, porque eu já lavei as minhas mãos."
Esta transferência  de responsabilidades vem sendo contínua e preocupante.Mesmo sabendo que é obrigação da família os primeiros ensinamentos, como retrata o artigo 222 da Constituição Federal :  É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação (... ).
Neste sentido a EEF Dom Quintino vem desenvolvendo encontros pedagógicos com pais, alunos  e professores, no sentido de buscar possíveis soluções,tanto para a melhoria da aprendizagem como para a formação humana destes adolescentes.Os encontros estão sendo desenvolvidos no turno noturno,tendo em vista atender a um número maior de pais.
A Escola acredita que somente com a efetivação da  parceria com a família,poderá cumprir a sua verdadeira função social.
Alguns pais ainda resistem a serem  co-responsáveis pela formação acadêmica dos seus filhos. E às vezes por não assumirem a sua negligencia culpam somente  a escola pelo fracasso dos alunos.
É própósito nosso, trazer para dentro da escola, momento de debates, estudos, tendo como parceiros os diversos órgãos públicos ligados a infãncia e juventude. Lembrando que a Escola Dom Quintino ultrapassa os seus muros quando abre as suas portas para a inclusão.Inclusão esta de adolescentes com baixo desempenho,com distorção idade -série, aqueles que são encaminhados para cumprirem medidas sócio-educativas(adolescentes acompanhados pelo CREAS e Vara da infancia e juventude, crianças e adolescentes que são acolhidos pela Casa de Acolhimento,Crianças e adolescentes com necessidades especiais,etc.Vale ressaltar que também abrimos nos finais de semana para uso da comunidade do seu entorno. É concretizando a escola como espaço de democratização de saberes, polo cultural ou seja instrumento de mudanças para  a construção de   uma sociedade mais justa,democrática e de paz. É conscientizando os pais, através de momentos de estudos,seminários,reuniões,conselhos de classes   de que  eles  precisam ser, Tempo,Presença e Exemplo  na educação dos seus filhos.                              

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

2º MINICURSO DE TURISMO REGIONAL






 


O presente trabalho, liderado pelo professor historiador Anderson Feliciano, tem por finalidade conceituar o turismo regional do interior do estado do Ceará, refletindo sobre suas particularidades e a sua importância social, religiosa e econômica para o desenvolvimento da região do Cariri.

Apresenta atividades de pesquisa e prática com estudantes da EEF Dom Quintino discutindo a necessidade de uma nova interpretação para o turismo local, principalmente  no aspecto de melhorias dos atrativos turísticos, dos equipamentos, da infraestrutura urbana e do Geopark Araripe, nos lugares e cidades abrangidos pelo projeto.

Através construção de documentário fotografias, de pesquisas, aulas teóricas e de campo os alunos terão a oportunidade conhecer a história, de visitar e avaliar os principais pontos turísticos, científicos e religiosos das cidades: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

O trabalho torna-se uma ação de intercessão no contexto social para responder a necessidade da informação onde o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação para a cidadania, não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos.

O projeto mobiliza o núcleo gestor, professores, alunos e comunidade, ampliando o debate sobre as questões da realização de atividades sócio-cultural-educativas, experimentando práticas baseadas na parceria, na criatividade e na coletividade.



Cronograma:

06/Set - Aula Inaugural (13:00h às 15:00h)
Apresentação do Curso | Exibição do documentário construído com alunos da Turma de 2011.

10/Set - Aula de Campo (08:00h às 16:00h)
Nova Olinda :  Ponte de Pedra | Casa Grande.
Santana do Cariri: Museu de Paleantologia | Trilha do Pontal | Pontal da Santa Cruz.

12/Set - Aula Teórica (08:00h às 10:00h)
História do Ceará.

12/Set - Aula Teórica (13:00h às 15:00h)
Juazeiro terra de fé em desenvolvimento

13/Set - Aula de Campo (13:00h às 16:00h)
Juazeiro do Norte:  Roteiro Comercio & Religião.

14/Set - Aula Campo (13:00h às 15:00h)
Juazeiro do Norte:  Roteiro Locais de Cultura.

17/Set - Aula de Campo (13:30h às 16:00h)
Crato: Centro -Roteiro Comercio & Religião.

18/Set - Aula de Teórica (13:30h às 16:00h)
Barbalha: Terra dos verdes Canaviais

20/Set - Aula de Campo  (08:00h às 16:00h)
Barbalha: Centro Histórico | Trilha do Soldadinho do Araripe | Roteiro d’ Águas.
Missão Velha: Centro | Cachoeira | Floresta Petrificada.

21/Set - Aula de Campo (13:00h às 15:00h)
Crato: Visita a sede do Geopark Araripe.

23/Set - Aula Teórica (08:00h às 10:00h)
Caldeirão da Santa Cruz e o Beato.

23/Set - Aula de Campo(13:00h às 15:00h)
Crato: Caldeirão da Santa Cruz.

24/Set - Aula de Campo (13:00h as 16:30h)
Crato: Trilha do Belmonte | Geossitio Batateiras
25/Set - Aula de Campo (07:30h às 16:30h)
Crato: Rio Granjeiro | Sítio Fundão | Geossítio Batateiras | Trilha do Belmonte | Aeroporto Desativado Nossa Senhora de Fátima.

25/Set - Aula Teórica (07:00h às 10:30h)
TIC’s. Operações Básicas Técnicas para Empresas de Turismo: Agendamento, Planilhas de Custo e Pesquisa de Viagem.

28/Set - Aula de Campo  (08:00h às 11:30h)
Juazeiro do Norte:  Estátua do Pe Cícero | Museu Vivo | Trilha | Geossitio Colina do Horto .

de 01 a 06/Out - Construção de Documentário
Divisão de Equipes
Filmagem, Fotografia, Audio, Apresentação e Edição - Turmas (Manhã e Tarde).

11/Out - (18:00h) Encerramento do Curso
Entrega de Certificados | Homenagens | Agradecimentos | Exibição do Documentário Construído pela Turma II 2012.