quarta-feira, 27 de março de 2013

Aula Show da Professora Auricélia Marques



TEMA DA AULA: Voleibol e suas atualidades

DATA: 26/03/2013 HORÁRIO: 8hs às 8hs50min TURMA: 9º ano “B”

A aula foi iniciada com um conhecimento prévio dos alunos sobre o tema voleibol. Com isso, alguns questionamentos foram feitos, dentre eles foi perguntado se alguém conhecia o voleibol, se praticavam, etc. Através das respostas dos alunos fui realizando um resgate histórico dos principais fatos que marcaram a história do esporte: o nome do criador e o ano em que foi inventado o voleibol, qual o motivo que levou William Morgan a tal criação, primeiro nome dado ao esporte e a chegada ao Brasil.
Os alunos não se mostraram muito surpresos com tais fatos históricos. Mas, no momento em que comecei a falar dos fundamentos do voleibol, através de demonstrações com a bola dentro da sala de aula, a maioria ficou atento às demonstrações do saque (por baixo e por cima), a manchete, o toque, o ataque e até o bloqueio. Neste momento da aula, procurei enfatizar o gesto motor correto de cada fundamento, para que, na prática, ficasse mais fácil a realização dos movimentos por eles.
Devido ao tempo estrapolado nos fundamentos, passei rapidamente por algumas das principais regras do esporte, quantidade de toques dados por cada equipe, rally do jogo, quantidade de pontos e set's e rodízio dos jogadores. Através de um vídeo, ficou mais fácil o entendimento de tais regras.
Por fim, um exercício sobre o assunto da aula foi realizado, como forma de avaliar o que mais foi absorvido pelos alunos. A aula foi muito proveitosa, pois pude perceber que houve um interesse considerável por parte dos alunos em participarem da aula, apesar de alguns terem dito no início da aula que não gostavam de voleibol e sim de futebol. Ao terminar a aula, perguntei a todos da sala quem queria aprender a jogar voleibol, a resposta da maioria foi positiva, e isso, me fez bastante feliz.

Professora Auricélia Marques
Educação Física