quinta-feira, 4 de março de 2010

Atividades do LEI


Dar-se inicio efetivamente neste ano letivo a utilização do LEI por alunos da nossa escola com a finalidade da pesquisa objetiva.

Resultado do Encontro com os professores no dia primeiro de março, sobre a utilização dos recursos tecnológicos de nossa escola, com um embasamento principal nas possibilidades e limites dessas novas ferramentas didáticas no processo de ensino-aprendizagem.

Desta forma, o LEI coordenado pelos professores Anderson Feliciano Venancio e Maria do Socorro Fernandes Braga juntamente com o núcleo gestor, procura proporcionar aos professores e alunos a aquisição de conhecimentos e convicção quanto às vantagens e os riscos da informática na escola, familiarizando-o com o hardware e o software educativo para que eles possam desenvolver competências na aplicação da Informática Educativa nas suas práticas pedagógicas e em seu meio, valorizando a experiência e seu conhecimento.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Encontro de Professores (Utilização do LEI)


No primeiro dia do mês de março deste ano foi realizado em nossa instituição de ensino o Encontro de Professores com uma abordagem sobre a utilização do Laboratório Educacional de Informática-LEI, organizado pelos professores/coordenadores do LEI, Anderson Feliciano Venancio e Maria do Socorro Fernandes Braga juntamente com o Núcleo Gestor, para socialização das possibilidades e limites do uso das ferramentas tecnológicas no auxilio ao processo de ensino/aprendizagem nos diferentes níveis, bem como das regras básicas de funcionamento do LEI.


Em primeiro momento exibimos um curta/animação de 30 segundos, intitulado de “O Primeiro Filme Pornô”. com uma interrogação reflexiva logo abaixo - Como é utilizada a “tecnologia” hoje e ontem?

A qual nos propiciou analisar que os professores são detentores de um bom conhecimento sobre os problemas gerados pela má utilização do recursos tecnológicos.

Tendo como pontapé inicial as indagações dos colegas professores mostramos os principais objetivos de ter um laboratório de informática dentro de um estabelecimento educacional. Como por exemplo: Promover a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a comunidade escolar de uma forma educativa; contribuir para a formação continuada de profissionais em educação para o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, de forma articulada à proposta pedagógica de nossa escola e a uma concepção interacionista de aprendizagem; assessorar e avaliar projetos de uso integrado das mídias estimulando a produção de artigos nas diferentes áreas do conhecimento, gerando novas possibilidades de aprendizagem e pesquisa junto aos profissionais.


Depois de socializar os principais objetivos do uso do Laboratório, partimos para as atribuições do professor/coordenador do LEI: Participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola, dos planejamentos pedagógicos e das atividades relacionadas ao uso das TIC; planejar e desenvolver com os educadores atividades interdisciplinares, utilizando as TIC no contexto curricular; promover em parceria com o NTE e com a Escola uma formação/capacitação continuada em serviço, dos funcionários, professores e alunos, para fomentar o uso das tecnologias em sua profissão.


Logo após as informações dadas sobre as atribuições do LEI e dos Professores/Coordenadores exibimos o segundo vídeo anexado a pergunta: Como o LEI poderá ajudar no processo de Ensino-Aprendizagem?




Buscamos mostrar, dessa forma, que trabalhar com os novos recursos requer também novas metodologias de ensino. Para esta finalidade o nosso projeto “Info – Educacional” se constrói, para auxiliar o colega professor nesse processo arquitetônico e continuo de formação de conhecimentos e idéias.

Em uma parceria (Aluno-Professor-Coordenação) propomos direcionar o olhar critico e criativo aos meios de comunicação, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos atra

vés da inclusão digital. Socializando as informações, a importância do uso do computador como nova ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo, sensibilizar para a utilização (possibilidades e limites) adequada desta ferramenta, estabelecendo as diferenças entre informática e informática educativa. Contribuir para formação de uma memória científica, cultura e artística através da produção de documentos educacionais visando atividades de pesquisa, planejamento, produção/exibição e avaliação dos materiais educacionais.

Certos de termos conseguido passar o nosso objetivo e termos os nossos colegas unidos nessa caminhada, abrimos as portas do nosso laboratório educacional de informática para a produção do conhecimento.

Em ultimo momento, confraternizamos esta reunião entr
e colegas com um lanche (salgadinhos e refrigerante) finalizando com uma exibição de um vídeo para uma auto-reflexão.




domingo, 28 de fevereiro de 2010

PROJETO LIDERES DE SALA

A coordenadora Marta Gonçalves coordenará o projeto Liderança , através de material educativo entregue aos professores, para que sejam trablhados em todas as salas de aula. O Projeto Liderança tem como objetivo despertar no aluno o protagonismo juvenil , bem como incentivar os representantes de cada sala para que trabalhem junto ao núcleo gestor nas diversas ações da escola.