sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lançamento do Projeto CINESCOLA




O século XX é o século do cinema e das suas ramificações (TV, video, computador). Desta forma seria compreensível que o sistema de ensino tentasse integrar o cinema e o audiovisual, colmatando assim uma falha do sistema de formação, fornecendo instrumentos que permitam um relacionamento mais vasto com estas realidades.

Aproveitando a data conhecida como dia da mentira, o 1º filme exibido em nosso projeto foi o Pinóquio (Disney)

Pinóquio é um filme norte-americano do gênero fantasia, sendo o segundo longa-metragem de animação produzido pelos estúdios Disney no ano de 1940. O filme é baseado em conto de Carlo Collodi. O velho Gepeto constrói Pinóquio, um boneco de madeira que deseja se tornar gente. Numa noite estrelada, uma fada azul dá vida a Pinóquio, começando então uma fantástica aventura que vai testar a coragem, a lealdade e a honestidade do boneco, virtudes que ele tem que aprender para se tornar um menino de verdade. Apesar dos avisos de seu esperto amigo Grilo Falante, Pinóquio se envolve em uma confusão atrás da outra, até que precisa salvar Gepeto, que está preso dentro da barriga de uma baleia.

a temática do filme será envolvida nãs dicussões em sala de aula. abordando difentetes temas como a história da mentira, questões de valores sociais, a mentira e a fé, etc...




segunda-feira, 28 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE




Hoje dia 28 de Março assinala-se o dia Mundial da Juventude.

Qual será o Futuro da Juventude? Será que a Juventude de hoje está a ser preparada para gerir o seu futuro? Será que a sociedade de hoje está a fazer um bom trabalho no que concerne á educação das crianças e dos jovens?

Questionamentos como estes fizeram-se presentes em diferentes disciplinas nesta data nos debates em sala de aula.

Podemos dizer que há instituições e movimentos que têm na sua essencia a educação dos jovens e a sua preparação para o assumir de responsabilidades e assumir as rédias do seu futuro, outras hão que através de programas de televisão, revistas, internet, constroem uma barreira a essa educação com programas que mais não são que "pedras no sapato" dessa mesma educação.

Há que repensar no papel de vários orgãos na educação ou "deseducação" da juventude.