É cada vez mais comuns as apresentações multimídias nas
salas de aula, empresas e reuniões. Os projetores de slide têm obrigado muitas
pessoas a produzirem apresentações em eletrônicas em diferentes sistemas para
acompanhar suas exposições, treinamentos, cursos, aulas, negociações e diversas
outras situações. No entanto, poucas escolas investem em treinamentos para
ajudarem seus alunos a criarem boas apresentações em slides, principalmente
para seminários. E poucos sabem que a apresentação é mero recurso ilustrativo
que deve ser usado como apoio. O resultado é que muitas vezes, em vez de
ajudar, os recursos eletrônicos podem atrapalhar uma apresentação.
O nosso minicurso não vem apenas para ensinar o aluno a
montar uma sequência de slides, mas como também a auxiliá-lo em uma exibição de
conteúdo e domínio dentro das disciplinas e dos trabalhos propostos no espaço
escolar.
Iremos trabalhar de forma conjunta inicialmente com os
professores de matemática e Língua portuguesa, onde os seminários que serão
apresentados em sala de aula dentro da disciplina de matemática, terão como
base conhecimentos adquiridos na língua portuguesa, como por exemplo: tópico
frasal.
O minicurso terá é um programa fácil de utilizar e cheio de
recursos gráficos, como centenas de possibilidades de layout, ferramentas de
formatação e cores, sons e animações. Objetivando assim complementar a fala, o discurso,
apresentando de forma simplificada os seus principais tópicos, gráficos e
imagens ilustrativas. Mostrando ao aluno que o mais importa é o conteúdo estudado.
Pois, quanto mais simples o slide, maior a retenção do teor por parte do
público. Talvez o maior erro dos apresentadores seja inserir uma grande
quantidade de texto na tela e ler tudo isso em voz alta.