quinta-feira, 27 de março de 2014

Língua Portuguesa On-Line



Alunos de nossa escola assistem aulas on-line de língua portuguesa no laboratório de informática. A iniciativa parte de uma parceria da professora Jane, Língua Portuguesa, com o laboratório de informática afim de melhorar a aprendizagem dos alunos desenvolvendo habilidades e aprimorando seu conhecimento na disciplina.
O Português é uma das matérias mais importantes do ensino, a língua mãe, cobrada não apenas nos diferentes vestibulares e avaliações mas também nos concursos públicos e processos de seleção de diversas vagas de emprego. Desta forma a escola pensa não somente na aprendizagem momentânea como no futuro prospero de nossos educandos.




O Programa Mais Educação a todo vapor em nossa escola.



É a nossa escola trabalhando para o envolvimento de nossos alunos, com o objetivo de construir estratégias para implantar a Educação através de uma ferramenta que possa permitir desenvolvimento adequado e positivo do discente com ações que transformam as estratégias em fatores reais;

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.





Ciências com as TIC's



Parceria com o laboratório de informática e a disciplina de ciências, os professores Anderson Feliciano e Alexsandra Nicou, ministraram aulas utilizando tablets, palavras cruzadas e atividades diversas em uma aula interativa.
Desta vez com alunos do 8º Ano. Tema: Sistema Digestivo.
Utilizando a prática de ensino Phillips 66. Corresponde a uma metodologia em grupo. Ela tem como característica o próprio número 6, uma vez que os alunos devem ser divididos em grupos de seis para debaterem determinado tema e apresentar as considerações do grupo. Além de seis direcionamentos diversos no tablete, livro, questionário, atividade, palavras-cruzadas e auto-avaliação.
Os métodos empregados em sala de aula procuram organizar o pensamento e as ações em direção ao cumprimento de determinados objetivos. Entre esses objetivos está o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em relação aos temas expostos pelos professores.




Arte e Educação

Aulas de Arte-Educação mais divertidas....A EEF Dom Quintino firmou parceria com universitários do Curso de Música......resultado: oficinas de canto/coral, maestria e muita animação...novas aprendizagens...inclusão.......parceria é tudo de bom!!!!!


quarta-feira, 26 de março de 2014

Quadrinhos em Sala de Aula usando os Tablets Educacionais



Em uma parceirinha com a Professora Jane, Língua Portuguesa e o professor Anderson Feliciano, Laboratório de Informática, foi desenvolvida mais uma aula interativa utilizando os tablets Educacionais nos 6º anos A e B do turno Matutino.
A atividade envolveu a construção de quadrinhos, utilizando-se dos recursos computacionais. Onde os alunos teriam que desenvolverem um roteiro, com tema, lemas, local, plano de fundo, onomatopeias, descrição dos personagens e entre outros que dariam o sentido a historinha.
Utilizamos para o desenvolvimento da atividade a metodologia. Esta dinâmica tem esse nome por causa de seu criador J. D. Phillips e o número 66 vem da metodologia em usar o número seis para a divisão dos grupos e para a medição do tempo de discussão e criação das atividades propostas.






Curso de Formação de Líderes



Aconteceu em nossa escola o primeiro encontro do Curso de Formação de Líderes, tal evento tem como objetivo desenvolver competências no aluno para aplicar diferentes estratégias de liderança, praticar a liderança situacional, utilizar técnicas de dinâmica de grupos, táticas de coaching e realizar feedbacks e feedforward com assertividade. 
O curso acontece nos turnos Manhã e Tarde ministrado pelo professor Anderson Feliciano no Laboratório de informática.