terça-feira, 17 de abril de 2012

LANÇAMENTO DO CORDEL SOBRE JORGE AMADO -por Maria Otilia

Os alunos da EEF Dom Quintino ,produziram um cordel em homenagem ao centenário de Jorge Amado, com o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste. As oficinas foram realizadas na escola, ministradas pela cordelista Anilda Figueiredo.

Veja a programação extraída do site do BNB -Centro Cultural Cariri - Cordel no Cariri

Centro Cultural Cariri - Cordel no Cariri

Encontros itinerantes ligados às diversas vertentes da literatura popular nordestina.

Apresentação dos cordéis confeccionados pelos alunos das escolas públicas de Crato (E. E. F. Dom Quintino), Juazeiro do Norte (E. E. F. José Ferreira Menezes) e Barbalha (E. E. F. Josefa Alves de Sousa) em homenagem ao Centenário de Jorge Amado, dentro da programação especial Abril para a Leitura. Os trabalhos são fruto de oficinas de Literatura de Cordel ministradas pelas cordelistas Rosimar Araújo, Maria Rosário e Anilda Figueiredo. Após a leitura dos cordéis teremos a apresentação do poeta repentista Pedro Bandeira. 120 min.

Dia 20/04/2012

Horário:17:00

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A CORDELISTA ANILDA CONCLUI A OFICINA DE CORDEL COM SUCESSO







LITERATURA DE CORDEL: TRADIÇÃO E MODERNIDADE

O início

A literatura de cordel que imperou no Nordeste, em fins do século XIX até o terceiro quartel do século XX, é, em linhas gerais, a poesia popular impressa e herdeira do romanceiro tradicional, da literatura oral (em especial dos contos populares, com predominância dos contos de encantamento). O cordel é um dos galhos da árvore da poesia popular, como o repente também o é. Mas cordel e repente não são a mesma coisa, pois, à medida que a árvore cresce, os galhos vão se distanciando, embora estejam unidos pela origem comum.

NOSSA ESCOLA REALIZOU NESTA QUARTA FEIRA DIA 11 DE ABRIL UM SIMPLES MOMENTO DE PÁSCOA







"A Páscoa não se resume a lembrar a morte e o sacrifício de Cristo, mas é também uma celebração de alegria e vitória pela sua ressurreição."



"Ainda que este ano não possas estar à nossa mesa, estarás, com certeza, nos nossos corações. Tenha uma Páscoa Feliz."







"Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte.Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance pra gente melhorar as coisas que não gostamos em nós. Para sermos mais felizes por conhecermos "

PROFESSORA DA EEF DOM QUINTINO PARTICIPA DA REUNIÃO PARA ESCOLHA DOS NOVOS CONSELHEIROS DO CONDEMA







DESEJAMOS BOAS VINDAS AOS NOVOS PROFESSORES




A PROFESSORA KATIANNE SE DESPEDINDO DA TURMA