quinta-feira, 29 de abril de 2010

HISTÓRICO DA ESCOLA

ANTONIA ELIANE FULGENCIO PINHEIRO
A professora ANTONIA ELIANE FULGENCIO PINHEIRO idealizou e construiu um artigo sobre a história do Grupo Escolar Cratense (atual EEF Dom Quintino) intitulado de VIVENDO E SE TRANSFORMANDO: DE GRUPO ESCOLAR CRATENSE À ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM QUINTINO, a idéia partiu da curiosidade sobre o patrimônio histórico sem o devido reconhecimento, pensando nos benefícios que o mesmo contribuiu e contribui para a comunidade cratense. Esperando que fontes vivas por intermédio desta iniciativa preencham as lacunas vagas e se mobilizem para termos um ponto em comum na visão geral da história de nossa escola disponibilizamos o artigo nesta página.

A professora certa de contar com sua colaboração.

Agradece desde já.

Em breve o download do arquivo estará disponível

5 comentários:

césar disse...

Fico feliz mais uma vez por saber que pessoas como a Sra.Antonia Eliane e a Sra.Otilia estão trabalhando em para a resgate da memória da D.Quintino (na época era Grupo Escolar) me traz tantas saudades de momentos vividos. Lembranças do Sino pendurado próximo a Diretoria,badalando para início, hora do recreio e fim da aula (que era escolhido um aluno para esta tarefa e com orgulho participei diversas vezes), saudades da D.Zelita (merendeira) paciente só ela mesma, com os copos de alumínio para colocar o "leite do padre". Saudades doloridas da D.Ioná(infelizmente faleceu tragicamente)- Não sei se hoje há um teatro em nome Dela aí na escola, pois eu participava das festas e comemorações e fizemos (nós alunos da época essa homenagem)-Existe? enfim, lembranças demais que logo depois vou escrevendo. Em tempo,D.Otilia, estou a esperar respostas da pesquisa sobre a professora (Socorro machado). Grato pelo espaço. Antonio César Sá Ribeiro.

Anônimo disse...

Lembrando mais uma vez meus tempos de primário, bate uma grande saudade das festas comemorativas, as quais sempre eu participava ajudando a realizá-las juntamente com meus colegas: Tadeu, Selma,Neide, Aparecida e Sérgio,nós erámos uma equipe unida. Lembro-me da comemoração do dia das mães,quando a professora Marta(saudades)treinava a música "ela é a dona de tudo, ela é a rainha do lar..." e no dia da festa, nós(colegas da 3ª série da manhâ) a aguardávamos, porém um incidente familiar fez com ela faltasse. Aí eu muito esperto, arrumei meus colegas nas escadas que desciam em frente a diretoria ao pátio e fizemos uma bonita apresentação. Êta que sufoco!

cesar disse...

este segundo comentário é meu.Antonio César Sá Ribeiro.

Heliane Aragão disse...

Parabéns Prof.ª Eliane Fulgêncio pela pesquisa desenvolvida, é de grande enriquecimento para a escola e a população cratense.
Gostaria de solicitar aos responsáveis pela escola ou pelo blog, a postagem da pesquisa completa, conforme informa na matéria inicial do Blog dizendo"em breve, download completo". Sabemos que a parte da professora, idealizadora da pesquisa, foi finalizada.

Desde já agradeço e fico no aguardo.

césar disse...

Hoje amanheci nostálgico. Aí lembre-me dáquele sino....

SINO

Tocou o sino!
badaladas que resoam
na memória e no coração
lembranças da fila
para entrar, uma oração.

Tocou o sino!
coram todos para a fila
o leite está quente.
olhem, lá vem Dona Zelita.

Tocou o sino!
suas badaladas estridentes
acabamos as tarefas
vamos para casa cansados, mas
contentes.
César.