segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AULA DE CAMPO - MINI-CURSO DE TURISMO REGIONAL






Dentro das atividades previstas no Mini-Curso de Turismo Regional ministrado pelo professor do LEI e Historiador Anderson Feliciano da EEF Dom Quintino, realizamos a primeira aula de campo com o apoio da 18ª CREDE. No roteiro, contemplamos as cidades de Crato, Nova Olinda e Santana do Cariri. Exaltamos a contribuição de todos os presentes, como a dos professores acompanhantes - Paulo (professor de geografia), Washington (professor do Programa Mais Educação) e do Núcleo Gestor que além do apoio, se prontificou em patrocinar um excelente lanche para participantes em quantidade mais que o suficiente: com bolo, biscoito e refrigerante.

As atividades de campo são fundamentais na construção do conhecimento científico, professor e alunos têm diante de si uma riquíssima oportunidade de promoverem juntos, a construção do conhecimento, a troca de idéias, culturas, informações e analisar diferentes resultados que obtiveram.

Cronograma da Aula de Campo:

1ª Parada: Ponte de Pedra (NOVA OLINDA-CE)

Localizada no sitio olho d`água, de fácil acesso a partir da CE-292, estando aproximadamente 100 metros de sua margem. A ponte de pedra é uma fantástica e impressionante obra da natureza. Conta à lenda que a ponte transformou-se em pedra quando um meteoro gigante se chocou com a terra. Acredita-se também que é um portal de acesso a um castelo encantado, protegido por uma princesa encantada. A ponte de pedra esta entre os atrativos mais visitados no município, embora não possua nenhum equipamento para melhor atender os visitantes.

2ª Parada: Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri (NOVA OLINDA-CE)

Reconhecida nacional e internacionalmente pelos seus estudos temáticos, arqueológicos, mitológicos e históricos preservando viva a imagem do povo Kariri e por seu trabalho capacitando crianças e adolescentes em comunicação, gestão, música, cinema, vídeo e teatro, criando novas oportunidades formando futuros profissionais.

3ª Parada: Artesanato do Mestre Espedito (NOVA OLINDA-CE)

Expressão da cultura no município passando de pai para filho. O Mestre Espedito Seleiro é considerado ícone do artesanato em couro e seus produtos são reconhecidos no mercado internacional.

4ª Parada: Museu de Paleontologia do Cariri (SANTANA DO CARIRI-CE).

Um passeio didático para os nossos alunos pelas formações fossilíferas na Chapada do Araripe. O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, faz o visitante mergulhar na era Cretácea de mais de 110 milhões de anos. O museu traz um ar de modernidade em meio ao passado pré-histórico. São cerca de 10 mil peças fósseis, entre o material exposto e, também, a reserva técnica.

5ª Trilha do Pontal (SANTANA DO CARIRI-CE).

Uma pequena trilha que dá acesso ao Pontal da Santa Cruz, pequena, porém bastante aclive, bem sinalizada, com corrimãos de correntes para o auxilio da prática. De lá de cima, o presente da bela imagem panorâmica da Chapada com a conquista da chegada.

6ª Parada Pontal da Santa Cruz (SANTANA DO CARIRI-CE).

O Pontal da Santa Cruz é um ponto de observação privilegiado, acima do povoado Cancão Velho, de onde é possível ter uma vista panorâmica da região. O Pontal, posicionado a uma altitude de 750m, impressiona pelo contraste entre as cores avermelhadas de sua composição rochosa, e o verde da densa mata que o circunda.

7ª e Ultima parada: Aeroporto Nossa Senhora de Fátima (CRATO-CE)

Quando em funcionamento se chamava Aeroporto Nossa Senhora de Fátima, mas está desativado há décadas. Tudo o que resta é uma pista asfaltada com cerca de 1,5 Km que se acha em péssimo estado e que foi praticamente "engolida" pela mata. O antigo Aeroporto do Crato localiza-se no topo da Chapada do Araripe, a uma altitude de 920 metros, em meio à Floresta Nacional do Araripe.


Um comentário:

weltonlog disse...

Legal,esse passeio foi 10,mas temos que ver se as pessoas gostaram do passeio,por que quem nao gotou sabe msm por si,eu gostei foi bom mas pena que eu nao pud ir seria bem legal,flau!