quarta-feira, 30 de maio de 2012

Processo Eletivo para o Grêmio Estudantil 2012


Ano base 2012-2013

(VÍDEO-FOTOS)

Aconteceu em nossa Escola o processo eleitoral virtual do Grêmio Estudantil envolvendo os alunos, professores, funcionários, núcleo gestor e comunidade nas seguintes etapas:

ETAPA 1 – COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO
Reunião para a escolha da comissão pró-grêmio: os líderes e os vice de cada sala se reuniram com a professora Cood. escolar, Marta Gonçalves, para a formação da comissão pró-grêmio que teria a função de organizar e acompanhar todo o processo eletivo. Neste ano tivemos o apoio dos alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA (7º e 8º Semestre).

ETAPA 2 – FORMAÇÃO DAS CHAPAS
Após a formação da comissão que proviria o processo eleitoral, iniciou-se a formação das chapas com integrantes dos turnos matutino e vespertino. Formando assim duas chapas com 12 componentes em cada. 


ETAPA 3 – ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS
Cada equipe teve a oportunidade de reunirem-se para elaborar as propostas e, em seguida, divulgando nas salas de aula. Obedecendo uma formalidade dinâmica e transparência nos deveres do aluno e do grêmio, tomando a dimensão das possíveis atividades e projetos plausíveis de serem executados.

ETAPA 4 – ELEIÇÃO: VOTAÇÃO DIGITAL
Depois da divulgação das propostas, a Escola pelo segundo ano, providenciou a eleição digital, através de um sistema gerado especificamente para o evento, modernizado em sua versão 2.0, com recursos interativos de imagem e som, pelo professor do LEI Anderson Feliciano. Sistema esse de fácil leitura e utilização com a finalidade de englobar tanto o ensino regular como para à educação especial, contribuindo assim, para uma ação de cidadania e inclusão digital. Lembrando ainda, que os alunos da comissão pró-grêmio e eleitoral foram os responsáveis pelo monitoramento, acompanhamento e fiscalização da votação juntamente com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri, evitando a boca de urna e mantendo o sentido do voto secreto.

ETAPA 5 –O VOTO E A DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
O processo seletivo (eleições Grêmio 2012/13) ocorreu no dia 30 de maio de 2012, entre às 08:00 e 15:00h.


Resultado das eleições divulgado as 15:15h. O resultado abaixo foi exposto em toda dependência interna da Escola.

ETAPA 6 – POSSE
No dia 05 de maio/10 as 13:30h, haverá a posse da equipe escolhida pelo voto direto e secreto, os alunos participaram de uma palestra com o tema “A importância e a função do Grêmio Estudantil” proferida por um professor da Escola.


Considerações Finais

O Grêmio Estudantil é uma organização que representa os interesses dos estudantes na escola, permitindo que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade, na construção de do espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
A importância do Grêmio Estudantil Compõem uma das mais duradouras tradições da nossa juventude; Primeiros passos na vida social, cultural e política. 1964 – Ditadura Militar Neste período as eleições eram indiretas, sem participação direta da população no processo de escolha de presidente e outros representantes políticos. Os estudantes formavam uma resistência contra o regime militar, expressando-se por meio de jornais clandestinos, músicas e manifestações, apesar da intensa repressão. Um pequeno GRANDE exemplo do poder da juventude
Desta forma mostramos ao educando a importância que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor no candidato e nas possibilidades de melhoria, pois o voto não deve ser visto como uma troca de favores, quando o eleitor vota e ganha com isso dinheiro, cesta básica, brinquedos, asfalto e outras coisas. Quando votamos, delegamos nossas funções para outras pessoas. Alguém que julgamos que vá nos representar muito bem no plenário. Alguém que lute por nossos direitos, que seja o seu espelho representativo, pois “O HOMEM É O RESULTADO DE SUAS ESCOLHAS”.


Nenhum comentário: