quarta-feira, 21 de setembro de 2011

AULA DE CAMPO - MINI-CURSO DE TURISMO REGIONAL















Dentro das atividades previstas no Mini-Curso de Turismo Regional ministrado pelo professor do LEI e Historiador Anderson Feliciano da EEF Dom Quintino, realizamos mais uma aula de campo com o apoio da 19ª CREDE e da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte-Ce. No roteiro, contemplamos as cidades de Juazeiro do Norte e Crato. Exaltamos a contribuição de todos os presentes, como o do professor acompanhante - Paulo (professor de geografia), da organização para a realização, professora Socorro (Centro de Multimeios) e do Núcleo Gestor que além do apoio, se prontificou em patrocinar um excelente lanche para participantes em quantidade mais que o suficiente.

Lembramos que todos os alunos participantes do curso foram autorizados pelos seus pais, que foram notificados e informados sobre o roteiro e da participação dos seus educandos nas referidas aulas.

Lembramos que os alunos já haviam visitado a cidade de Juazeiro do Norte, com o objetivo de conhecerem os espaços de peregrinação e cultura utilizada pelos turistas religiosos durante a romaria de Nossa Senhora das Candeias. Visitando o Santuário de São Francisco, Igreja do Perpetuo Socorro, Cemitério do Socorro, Casa do Pe Cícero, Memorial Pe Cicero, Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, Praça Pe Cícero e Ponto da Cultura Mestre Noza.

CRONOGRAMA DA AULA DE CAMPO - 21 DE SETEMBRO/11

Manhã (08:30 às 12:00) – Juazeiro do Norte-CE

1ª Parada: TEATRO MARQUISE BRANCA

O ponto de encontro após o desembarque na Estação Teatro do Metro do Cariri, O teatro funciona no cruzamento das Avenidas Paulo Maia e Padre Cícero, (Bairro Salesianos).

2ª Parada: Museu Vivo

Misto de museu e casa de milagres, apresenta esculturas em cera de personalidades do município e peças depositadas por romeiros como representação de milagres. No acervo, destacam-se imagens de serra que passam por momentos da vida do Padre Cícero, uma camisa da seleção brasileira de futebol assinada por Djalminha e uma camisa do Clube de Regatas Flamengo assinada pelo diretor de futebol da equipe.

3ª Parada: Estátua do Padre Cicero

A Estátua de Padre Cícero na Colina do Horto é um monumento construído em homenagem à Cícero Romão Batista, ou Padre Cícero. De acordo com o projeto inicial, teria 7 metros de altura, porém foi redimensionada e construída com 27 metros de altura. Foi esculpida por Armando Lacerda em 1969, sendo inaugurada em 1° de novembro do mesmo ano. Trata-se de um dos pontos mais visitados do município. Dizem que se você for a Juazeiro e não for na estátua, é como se nem tivesse vindo.

4ª Parada: Santuário Bom Jesus do Horto

Em construção pelos padres salesianos, atendendo a um suposto sonho do Padre Cícero, na Colina do Horto, sua torre principal terá 48 metros de altura, equivalente a um edifício de 16 andares; ocupa área de 5.700 metros quadrados e terá capacidade para acolher 15 mil fiéis, cinco vezes mais do que a Catedral da Sé em São Paulo; está sendo erguida ao custo de quase R$ 6 milhões com doações de católicos e afilhados do Padre Cícero; é a maior obra da Igreja Católica no Brasil, desde a Basílica de Aparecida

5ª Parada: Santo Sepulcro

Uma trilha religiosa para a visitação de pequenas capelas construída por Beatos, a trilha ganha uma numero maior de visitantes durante a semana santa que conta não somente com os turistas como de visitantes locais. É nesse lugar onde estão localizadas as rochas mais antigas do território do Geopark, datadas de cerca de 650 milhões de anos.

12:00 Parada para refeição e descanso

Tarde (14:00 às 17:10) – Crato-CE

6ª Parada: Cascata do Sítio Lameioro

No sítio Rosto, bairro Lameiro, o espaço é conhecido por conta de seu Chico, mais também conhecido por Chico da Cascata, devido à existência, nas proximidades, de uma bela cascata que, na época de chuva, torna-se uma das maravilhas naturais do Crato.

7ª Parada: Trilha do Belmonte

Passeio entre a mata para apreciar as belezas da Floresta Nacional do Araripe. Com fauna rica em animais silvestres, e mais de 60 espécies vegetais. A trilha nos leva ao mirante do Serrano dentro da Trilha do Belmonte, com acesso a uma visão maravilhosa da bacia sedimentar do Araripe.

Nenhum comentário: