quinta-feira, 14 de março de 2013

Curso de Linux Educacional 3.0


O professor Anderson Feliciano, lotado no Laboratório Educacional de Informática da EEF Dom Quintino, torna a público que estão abertas as inscrições para o “Curso Básico de Linux Educacional 3.0 para Docentes”.
Com base nos conteúdos disponibilizados pelo Ministério  da  Educação  /  SEED,  para formação continuada de professores da rede pública. O curso foi desenvolvido com vistas a potencializar a participação do docente no contexto escolar, valorizando sua ação  e  os  momentos  de  aprendizagem  com  o  apoio  da tecnologia digital. Por outro lado, o curso favorece a pesquisa, o planejamento e a prática apoiados por critérios de análise, além de oportunidades de socialização e discussão de propostas pedagógicas entre os participantes.
O curso terá realização na modalidade EAD e será totalmente Gratuito. Ministrado na plataforma do Site do LEARN CAFÉ
O Learncafe oferece cursos online gratuitos e cursos online pagos, com o objetivo conectar ALUNO & PROFESSOR em um único ambiente de ensino. Oferecendo ferramentas que visam a facilitar o ato de aprender e ensinar. Para os professores, todos os recursos são gratuitos e sem taxa de inscrição ou mensalidade.

Conteúdo programático do curso
MÓDULO 01 – INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Neste módulo, você entrará em contato com tópicos básicos sobre a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação. A compreensão desses aspectos permite utilizar a informática como um meio de inovação no que se refere ao ensino e aprendizagem. Assim, você poderá executar diferentes ações na sua escola, que envolvam o uso da informática na educação como um apoio à sua prática e a de seus colegas.

MÓDULO 02 – APLICATIVOS LINUX EDUCACIONAL
Neste módulo, são apresentados os principais aplicativos do Linux Educacional 3.0. O Linux Educacional 3.0 foi baseado em uma distribuição GNU/Linux Kubuntu. Desenvolvida pelo MEC para ser usada em laboratórios de informática, essa versão possui interface gráfica KDE, uma identidade visual simples e intuitiva; aplicativos educacionais personalizados; ferramentas de acesso e busca dos conteúdos educacionais; repositório Debian e ferramentas de produtividade.

MÓDULO 03 – APLICATIVOS BROFFICE
O BrOffice é um pacote de aplicativos, ou seja, um grupo de ferramentas extremamente versáteis, as quais podem ser utilizadas em diferentes áreas, com diferentes finalidades. Com esse pacote de aplicativos é possível escrever textos, alterar e criar imagens, organizar pesquisas de dados e realizar, por exemplo, projetos como um jornal ou site da escola.

MÓDULO 04 – OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Este módulo apresenta os Objetos de Aprendizagem (OAs), que são recursos educacionais, em diversos formatos e linguagens, que tem por objetivo mediar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem. Uma de suas principais características é a reusabilidade, que diz respeito à capacidade de reutilização desses materiais, em diferentes contextos de aprendizagem, nas mais diversas áreas do conhecimento.

MÓDULO 05 - FERRAMENTAS DE AUTORIA
Neste Módulo, você conhecerá as Ferramentas de Autoria, que são utilizadas para produzir arquivos digitais em diferentes mídias (texto, imagem, som etc.). Existem ferramentas voltadas especificamente para o professor, que possibilitam a elaboração de material didático, e as que podem ser utilizadas somente pelos alunos, ou por ambos.

Nenhum comentário: